Gravamos para o Jornal+ da TV+ receita solicitada com beterraba.
A mesma receita do bolo assamos no fogão convencional e no microondas, confira as fotos.
As cores ficaram diferentes, a textura também fica um pouco alterada. O sabor lembra muito o bolo de cenoura.
Vale a pena você optar por uma das técnicas de cocção e preparar este delicioso bolo.
Ingredientes:
3 beterrabas pequenas = 2 ½ de chá de beterraba ralada
2 xícaras de chá de açúcar
2 xícaras de chá de farinha de trigo
1 xícara de chá de farinha de aveia ou farinha integral
3 ovos inteiros
1/2 xícara de chá de óleo
2 colheres de sopa de suco de limão
1 colher de sopa de fermento em pó
Modo de preparo:
1º - Bata a beterraba, os ovos e o óleo no liquidificador por mais ou menos 3 minutos.
2º - Num recipiente, misture o restante dos ingredientes secos e despeje o que foi batido no liquidificador, misture muito bem.
3º - Unte, com manteiga e farinha, uma forma com cone central, leve ao forno preaquecido, 180o.C, por aproximadamente 40 minutos. Faça o teste colocando um palito para ver se sai seco e indicar que está assado o bolo.
4º - Opcional: para assar no microondas, coloque potência média 12 minutos.
Rendimento 12 porções.
As propriedades nutricionais
A beterraba é fonte das vitaminas C, A e do complexo B. Também possui minerais como ferro, magnésio, zinco, potássio e fósforo. O ferro não é muito, mas o que ela contém tem a vantagem de ser facilmente assimilado pelo organismo: por isso ela é recomendada no tratamento de anemias e também ajuda no tratamento de distúrbios do fígado e do baço.
Possui pectinas, o que é ótimo para quem sofre de prisão de ventre, já que é um leve laxante. Também possui flavonóides e carotenóides, que ajudam a prevenir a oxidação das paredes das artérias e do colesterol bom, evitando assim o aumento do mau colesterol, e do aparecimento de problemas do coração.
Os sais minerais encontrados na raiz são também encontrados, mas em maior quantidade, nas suas folhas, que também podem (e devem) ser consumidas.
Dicas: 1- Para comprar beterraba escolha as menores, são mais tenras, cozinham mais rápido. 2- Cozinhar as beterrabas com cascas. 3- Utilizar as ramas (folhas) para diversos pratos doces e salgados 4- O suco de limão ou outra fruta acida potencializa a cor vermelha, deixando mais brilhante. 5- Pode ser utilizada em purês, sopas, sucos, tortas, saladas etc.
Comments