Essa é uma pergunta feita com muita frequência mas para responder não é tão simples pois depende de vários fatores: se irá consumir o alimento na hora, principalmente as frutas ou se pretende aproveitá-la dias depois. As folhas de couve e alface, por exemplo, não devem estar com manchas amarelas ou furos porque podem indicar que o alimento está estragado.
Deve evitar, tanto para as frutas quanto para as verduras, são aquelas que apresentam pontos pretos (que podem indicar podridão) ou mesmo rachaduras (que podem ter sido contaminados por bactérias ou produtos químicos).
Alguns exemplos:
Banana: escolha aquelas mais firmes se for consumir imediatamente. Mas se for para usá-las aos poucos, opte por aquelas que têm o cacho levemente esverdeado. Mantenha fixa a sua base não solte as banana individualmente até o momento de consumi-la... Sua durabilidade será maior.
Abacate: Prefira escolher os mais firmes e verdes - ou foscos - e evitar os de casca clara e brilhantes.
Beterraba:Escolh aquelas menores e que ainda possuem talos, pois contêm maior quantidade de ferro.
Cenoura: prefira as que são menores, que possuem alto teor de nutrientes e são mais doces.
Três dicas básicas:
1- Se a fruta amadureceu e você ainda não ingeriu o alimento, aproveite para fazer polpa e congele porcionando conforme sua necessidade de uso.
2- É importante lavar os alimentos, embora isso os faça durar menos. Antes de guardar os alimentos, deixe a geladeira bem limpa.
3- As folhas lavadas, higienizadas passar pela centrifuga caseira para eliminar o máximo de agua e conserve em caixas fechadas com papel toalha no fundo e na ultima camada (antes de tampar) da caixa onde serão guardadas. Conserve na geladeira por 5 dias.
Comments