DEGUSTANDO HISTÓRIAS... Saberes & Sabores: O Pão (UMAPAZ)
Sobre:
Unindo saberes populares e acadêmicos, nestes 2 encontros (re)conhecemos um dos alimentos essenciais mais antigos, presente em várias culturas da História da Civilização. Os ingredientes, sua história – da produção à conservação – e sua importância para a Humanidade, simbolizando alimento para o corpo e para o espirito. “Vida, Renovação, Prosperidade, Humildade, Sacrifício”. Compartilhamos receitas, muitas experiências e histórias! Ao final, degustamos muitas iguarias especialmente preparadas para o evento!
Encontro I – 06 de dezembro, quinta-feira
O GRÃO, A ÁGUA & O PÃO
PLANTAR, COLHER, EXTRAIR, FAZER
Através dos relatos podemos dizer que os primeiros pães surgiram há mais de 12 mil anos... Tinham o formato oval e achatado – e eram feitos de GRÃOS (aveia, cevada, trigo, gergelim e outros cereais – os chamados grãos ancestrais) triturados rusticamente. Depois, misturados com ÁGUA, eram deixados sobre pedras, para levedarem grosseiramente. E então eram assados sobre pedras ou cobertos com brasas. Duros e secos – e, provavelmente, muito amargos... – precisavam ser lavados com muita ÁGUA fervente, antes de serem consumidos.
Encontro II – 07 de dezembro, sexta-feira
O PÃO PELO MUNDO...
Características próprias de cada Continente, variações que vão dos ingredientes às formas de produção. “O Modo como a comida é feita e apresentada, a limpeza, o sabor: tudo contribui para que o momento em que se recebe o alimento seja uma oração e um agradecimento à vida.” (Cozinhe com os Monges, Ed.Planeta). Uma pequena viagem pelos Saberes & Sabores, com direito a muitas histórias, curiosidades e... receitas!
A Dra. Chef Ana Tomazoni com a Profa. Adriana Vernacci celebraram o dia do Terra Madre Day - Slow Food, apresentaram uma linda mesa da biodiversidade brasileira junto à Arca do Gosto, do Movimento Slow Food Brasil..
Em sua palestra mostrou a importância do pão junto a gastronomia brasileira, com as razes mandioca e batata.Finalizamos com Coral local e musica onde todos cantaram juntos, como em oração e bençãos pelos momentos de saberes junto ao evento.
Dias: 06 e 07 de dezembro de 2018, quinta e sexta-feira
Horário: das 9h00 às 12h00
Local: Sede da UMAPAZ – Parque Ibirapuera.
Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268.
Pedestres: Portão 7A.
Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul).
https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/umapaz/escola_municipal_de_jardinagem/programacao_mensal/index.php?p=267353
Comments