Para comemorar o Dia das Crianças fizemos oito oficinas dos sentidos aqui no nosso espaço, com crianças de 07 a 12 anos.
Como objetivos tivemos:
1- aguçar os sentidos,
2- perceber e conhecer a importância das frutas verduras e legumes para as nossas crianças, no cardápio do dia a dia.
3- Promover práticas saudáveis atendendo a legislação brasileira do:
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria de Atenção a Saúde. Departamento de Atenção Básica. Coordenação-Geral da Política de Alimentação e Nutrição. A iniciativa de incentivo ao consumo de legumes, verduras e frutas (l,v&f) no Brasil. Documento base. Brasília, 25/05/2004.
Estamos a cada dia correndo mais e mais, sem tempo de nos alimentar adequadamente, assim como, de desfrutar a alegria que nos dá a família reunida em torno de uma mesa de refeição. Aguçar nosso paladar, olfato, visão entre outras e não temos tempo para darmos atenção ao que comemos. Com a correria e pressões que sofremos no dia a dia e tendo de ceder à velocidade das tecnologias e outros conhecimentos que julgamos mais importantes no mundo que vivemos. Neste momento não vou comentar as conseqüências disso em nossa saúde. Focaremos valorizar a importância da troca de experiências envolvendo a PRÁTICA do manuseio dos alimentos para transformarmos em pratos divertidos e gostosos.
Plantamos sementinhas que dão sabor e saber no coração das crianças. Acreditamos que há necessidade de um olhar mais amplo sobre a importância da educação para o consumo responsável e o incentivo à educação da população para as escolhas alimentares e para o preparo de refeições mais saudáveis, preservando, inclusive, as formas tradicionais e regionais de preparo e realização de refeições em família, em contraposição aos alimentos fast food, prontos ou pré-prontos. Fundamental ainda é o foco e a divulgação do papel dos alimentos processados, e em especial dos ultra processados que, apesar de terem um considerável impacto sobre a saúde pública são, em grande parte, ainda não encarados devidamente pela ciência da nutrição convencional.
Preocupada com isso, como educadora, professora, pedagoga e gerontóloga , nos últimos anos tenho trabalhado aulas com cardápios privilegiando alimentos sazonais e naturais. Com a consciência de professora e associada há alguns anos, do Movimento internacional Slow Food, que tem como filosofia a educação do gosto e o alimento bom, limpo e justo e seu entendimento em saboreá-lo de forma prazerosa.
Podemos educar nossas crianças ou nossos idosos através da re-educação dos sentidos com atividades de treinamentos, principalmente "práticos", onde preparamos os alimentos e degustamos prazerosamente; além de entendermos os benefícios que poderão trazer para o nosso organismo.
Em nossa escola de gastronomia com projetos interdisciplinares variados como: “aprender a comer” envolvendo médicos, nutricionistas e chefes de cozinha, em cozinha experimental, e outros projetos com foco em algumas doenças como diabetes, obesidade ou doenças do aparelho digestivo. Nossa escola, há trinta anos, vem tendo a preocupação com a educação e a alimentação, essa é uma relação muito forte em qualquer fase de vida que projetamos nossa programação de educar.
Somente quando educamos conseguimos treinar habilidades (consciência alimentar) que vão ter conseqüências por toda uma vida, que é a saúde. Nestes programas desenvolvidos há muitos anos com educação, alimentação, a cultura, o convívio nas relações de seres humanos e que vivem também de emoções.
CREME DE MANDIOCA GRATINADO
Ingredientes
500g de mandioca sem casca, cozida e amassada
1 1/2 xícara de chá de leite quente
Sal e nóz moscada ralada
100g de queijo parmesão, mussarela ralado grosso, ou queijo de Minas.
Modo de Preparo:
Em panela média coloque a mandioca, o leite quente aos poucos e mexa sem parar até ficar um creme, coloque o sal e noz moscada, coloque em refratária grande ou individuais e polvilhe o queijo ralado. Leve ao fogo para gratinar.
Sirva quente!
Dica se quiser fazer diferente coloque 150g de mandioca e 250g de outro tubérculo ou vegetal ex: inhame, cara, mandioquinha, cenoura etc.
Para degustação com os vários vegetais manuseados, os alunos prepararam
um molho, veja a receita:
MOLHO: com 6 colheres de sopa de suco de limão, 3 colheres de azeite de oliva, 1 pitada de sal, se gostar 1 colher de café de mostarda. Bater por 2 minutos, ficará cremoso. HUMMMMM ! Bom Apetite!
obs.: Fotos de Alunos do Instituto Barão de Mauá (São Bernardo do Campo)
Comentarios