DO QUINTAL À MESA: ALIMENTAÇÃO
DO QUINTAL À MESA: ALIMENTAÇÃO
No dia 28, ultima quarta feira do mês de Novembro participei como Educadora Alimentar, Chef de Cozinha, pesquisadora e líder do Movimento Slow Food Brasil, com Convivio Slow Food Grande ABC SP, de encontro intergeracional com grupo de idosos frequentadores do Centro da Memória de SBCampo e crianças da escola Emeb Rui Barbosa. Trabalhamos uma interação de perguntas curiosas, para os idosos, sobre o que existia no quintal deles quando crianças e jovens. Para ter uma ideia tinha um vovô de 105 anos, Sr. João Gava, frequentador do centro de memoria, super lucido e falante, encantou a todos; contou do quintal com galinhas, do leite entregue nas casas, das frutas e inclusive o cambuci que servimos degustação para as crianças e todos os presentes.
Trabalhamos a história dos batateiros e o porque desse "apelido". A presença de uma integrante, a Sra. Émerim, do Teatro Regina Pacis de SBCampo, vestida com fantasia de batata e encenando a "Senhora Batata", contou porque quem nasce em São Bernardo do Campo é chamado de batateiro!
Nós, da Escola Sabor & Saber, em SBCampo há mais de 36 anos, trabalhamos em Oficina Sensorial com vários tipos de "tubérculos" onde a batata foi a rainha da festa, várias cores e sabores.... aromas diferentes, crua, cozinha, crocante. A degustação foi batata cremosa como purê e batata palha com suco de cambuci. No final bolo de batata doce com geleia de cambuci para todos os presentes.
A data do nosso encontro foi próxima a que se comemora o Terra Madre Day, (Slow Food). O Slow Food no mundo todo celebra, oficialmente no dia 10 de dezembro ou em datas próximas, de diversas maneiras, desde pequenas reuniões até grandes festivais musicais. O conceito do alimento bom, limpo e justo tem seus diferentes momentos e propostas especiais.
Terra Madre Day é a celebração do alimento local, da solidariedade, união e do prazer de compartilhar o alimento natural, no nosso caso foram as batatas e suas variedades com degustações e muitas memorias do quintal à mesa no grande ABC SP.
Escrito e documentado por Ana Maria Ruiz Tomazoni
OBS. MUNICÍPIO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO -SECRETARIA DE CULTURA
DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECA PÚBLICA E PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA
DIVISÃO DE PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA
SEÇÃO DE PESQUISA E DOCUMENTAÇÃO
CENTRO DE MEMÓRIA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO
Alameda Glória , 197 - Centro - SBC. CEP 09725-390 - Telefone/fax: 4123-8858
CONVERSAS DE MEMÓRIA, acontecem toda ultima quarta feira de cada mês.
MARCADORES: ALIMENTAÇÃO, BATATEIROS, CONVERSAS, DEGUSTAÇÃO, MÉMORIAS, SÃO BERNARDO DO CAMPO
Comments