top of page
Foto do escritorKelly Moura Fé

Receita: Croque Monsieur Tartine


CROQUE MONSIEUR TARTINE


Toast faz sucesso em restaurantes, lanchonetes, food truck e em nossa casa, mas o conceito é mais antigo do que o pão fatiado. O monsieur Croque, com molho cremoso normalmente bechamel (molho branco), é há muito tempo uma clássica comida caseira francesa.


A cada ano que passa o humilde pão tem sido mais procurado e novas versões que são criadas, e lembrado como confort food..


Pense em torradas grossas e crocantes sob estas coberturas: de frios (peito de peru, presento, embutidos diversos) queijos variados, e há quem goste de brincar com geleias e frutas ex: geleia de figo coberta com queijo de cabra e nozes picadas; dois camarões descansando em purê de abacate polvilhado com sal e suco de limão; mascarpone (ou queijo cremoso) com bacon desintegrado e uvas frescas picadas. As possibilidades são intermináveis.


Particularmente, o croque monsieur, em versão original, surgiu uma deliciosa combinação de presunto e queijo Gruyère em pão torrado e coberto com molho branco. Apareceu pela primeira vez nos menus em Paris por volta de 1910. Hoje é utilizado como almoço principalmente pelos franceses e acompanhado de salada de folhas frescas.










Croque monsieur tartine

4 porções

Para o molho bechamel: 3 colheres de sopa de manteiga sem sal 3 colheres de sopa de farinha de trigo 4 xícaras de chá de leite quente Sal e pimenta moída a gosto Noz moscada, a gosto

Para o tartine: Quatro fatias grossas de pão de estilo caseiro 8 fatias de presunto cozido ou peito de peru 1 xícara de queijo Gruyère ralado ou emental

1 xícara de chá de muçarela ralada

Modo de preparo

2. Para fazer o béchamel: Adicione a manteiga a uma panela de fundo grosso e derreta em fogo baixo. Em uma panela pequena separada, aqueça o leite em fogo baixo (não deixe ferver).

3. Enquanto o leite aquecer, bata a farinha na manteiga derretida, sem parar de mexer coloque o leite quente aos poucos aos poucos , mexendo sempre até a mistura ficar homogênea. Aumente o fogo para médio, deixe ferver e tempere com sal, pimenta e noz-moscada. Continue a cozinhar, mexendo de vez em quando, até que o molho engrosse, cerca de 3 minutos a mais. Remova o bechamel do fogo.

4. Para montar as tartines:

Torre as as fatias de pão antes de serem montadas. Isso é opcional. Em assadeira untada monte os tartines com duas fatias sobrepostas de presunto por cima. Para cada sanduíche, espalhe 1 a 2 colheres de sopa do bechamel sobre o presunto (mais, se desejar). Polvilhe os queijos ralado uniformemente sobre o bechamel. Asse até que o queijo derreta e uniformemente marrom, e o pão é dourado e crocante no fundo, cerca de 12 a 15 minutos.


5. Sirva imediatamente com uma salada simples de verduras mistas.



28 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page