top of page
Foto do escritorChef Ana Tomazoni

Receitas francesas em tempo de Olimpíadas!

Neste momento, em que Paris está no centro do mundo por causa das Olimpíadas, marcando o retorno dos jogos à cidade luz após 100 anos, ressalto aqui os valores olímpicos criados por Pierre Coubertin, francês, grande idealizador dos jogos: igualdade, equidade, justiça, respeito, racionalidade, compreensão, autonomia e excelência. Valores que nos inspiram a longeviver de bem com a vida, especialmente quando se tem a oportunidade de fazer e saborear receitas da gastronomia francesa.

Para acompanhar os Jogos, que tal conhecer algumas receitas gastronômicas? Acredito ser interessante deixar aqui, em nosso Blog Sabor&Saber, algumas delas. Foi em Paris que fiz vários cursos e estágios em Bistrôs, período em que meu filho caçula lá estudava, em 2008. Ele cursou e finalizou mestrado em Ambiental na Universidade de Sorbonne e que faz a diferença em sua vida profissional na área do Direito Internacional.



– O Croque monsieur, é formado por duas palavras evidentemente francesas: croquer – que significa devorar ou comer depressa, mas que também pode ser tostar levemente e monsieur, ou senhor. Há uma história que remonta às práticas indígenas australianas, de assar carne entre duas fatias de massa de trigo.

– O Croque Madame, é uma variação do Croque Monsieur que se destaca pelo acréscimo de um ovo frito no topo. Acredita-se que o nome “Croque Madame” tenha surgido devido à semelhança do ovo frito com um chapéu de mulher, além de ser uma brincadeira com o nome do prato original.


Vídeo com receita!


Clafoutis fácil e rápida

O “clafoutis” original é uma receita doce tradicional francesa, que se popularizou provavelmente durante o século 19. Aparentemente, o nome vem do verbo “clafir”, que significa “encher”. Na preparação, uma massa espessa, mas ainda líquida e doce, como um flan, é assada com cerejas azedas, que cozinham no forno.

Clafoutis é um doce da culinária da França, que consiste numa fruta, originalmente cerejas inteiras, mas que ao longo do tempo se popularizou e hoje é produzida com várias frutas frescas da época. Existe uma variante, também originária do Limousin, em que se utilizam outras frutas, principalmente a maçã, denominado “flaugnarde” ou “flognarde”. Particularmente já fiz com variedades de frutas frescas e até com physalis, uma delícia.


Vídeo com receita!


Esta matéria e mais, no Portal do Envelhecimento!



162 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page