Ao felicitar alguém que gostamos muito, a primeira coisa que desejamos é saúde.
O que é saúde?
A saúde é um direito humano fundamental, reconhecido em todas as sociedades como uma das mais importantes dimensões de qualidade de vida. Entende-se por qualidade de vida aquilo que é bom e compensador nas mais diversas áreas: afetiva, nutritiva, social, profissional e a que se refere à saúde.
A busca pela qualidade de vida e pela longevidade é uma tendência que está cada vez mais presente, entre as pessoas, através da prática de atividades físicas, atividades de lazer mais prazerosas e uma alimentação mais saudável.
São os alimentos que fornecem todos os nutrientes necessários para a manutenção da vida (minerais, vitaminas, proteínas, carboidratos, gordura etc). Por tal importância, não se pode determinar a alimentação somente pelo gosto e prazer que os alimentos proporcionam. É preciso levar em conta também se os alimentos são adequados e saudáveis, contribuindo para o bom funcionamento do nosso organismo.
Entretanto, a vida moderna, a agitação, a falta de tempo, a correria, o estresse do dia a dia levam as pessoas buscar meios cada vez mais práticos e rápidos de se alimentar, o que muitas vezes resulta em uma alimentação irregular e desequilibrada, desencadeando uma série de problemas crônicos, como doenças cardiovasculares, obesidade etc.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda mudanças dietéticas importantes, baseadas em estudos e evidencias cientificas que criam oportunidades para promover a saúde e prevenir o crescimento da obesidade e das doenças patológicas crônicas no país e no mundo.É uma iniciativa importante em nome da melhoria do estilo de vida da população no sentido que envolve alimentação, atividade física e saúde publica.
Desde então, o governo e muitas organizações nacionais e internacionais têm buscado soluções para ajudar na promoção da dieta saudável e qualidade de vida.
Mudanças, aprimoramentos, avanços, se fazem necessários. A industria de alimentos tem dois papeis fundamentais a favor da alimentação: melhorar o perfil nutricional e facilitar escolhas mais saudáveis dos alimentos para os consumidores, através da comunicação.
Hoje o foco principal para melhorar o perfil nutricional dos alimentos é controlar os níveis de 4 nutrientes chaves, uma vez que eles tem impacto na saúde publica: gordura trans, gordura saturada, açucares e sódio (sal).
As evidencias relacionadas a estes nutrientes, de acordo com o documento publicado em 2003, pela OMS são:
- Gorduras Trans: aumenta o risco de doença cardiovascular. - Gorduras Saturadas: aumenta o nível de colesterol e risco de doenças cardiovasculares e provável para diabetes tipo 2 - Açúcar: o excesso causa caries dentarias, bebidas açucaradas está relada com obesidade, problemas gástricos, etc. - Sódio: aumenta o risco de doenças cardiovasculares.
Faça sua parte descobrindo sabores e saberes para ter mais saúde
Comentários