top of page
Foto do escritorMari Mendes SocialMedia

Técnica de assar pimentões – Salada de Pimentões com ervas frescas


Para preparar novas opções para programa de TV ECO CUCA, na ECO TV, canal 96 ou 9, além da receita culinária passei também algumas dicas sobre o alimento principal da receita. Entrada ou salada com pimentões (sem pele), conheça algumas características deste alimento.

O pimentão (português brasileiro) ou pimento (português europeu) (Capsicum annum) é um vegetal de sabor marcante do gênero Capsicum, muito utilizado na culinária de todo o mundo.

As variedades mais conhecidas são o verde, o amarelo e o vermelho. Porém existem outras variedades bastante exóticas, como o branco, roxo, azulado, preto e laranja. Devido a beleza de seus frutos, há quem os cultive como plantas ornamentais. Esta hortaliça é um alimento muito apreciado, sendo rico em vitaminas e sais minerais. Na escala de Scoville, esta espécie tem o valor 0. (Fonte: Wikipedia)

Nomes Populares: · pimenta - páprica - páprica doce - pimentão doce Propriedades Terapêuticas: · É anti inflamatória - Digestiva - Estimulante a circulação sangüínea - Indicada em casos de coágulos sangüíneos de disenterias - Problemas digestivos - Abre o apetite - Rica em vitamina C. Qual a diferença das cores? Pimentões vermelhos são simplesmente os verdes que amadureceram. Os que colhidos ainda verdes não ficam vermelhos, pois amadurecem somente no pé. Como os pimentões ficam mais doces com a maturação, os vermelhos são mais doces.


Novas variedades foram desenvolvidas por melhoramento genético. Hoje há no mercado um predomínio de pimentões híbridos, de cores e formatos variados, com maior resistência a doenças, maior produtividade, precocidade e uniformidade nos frutos. Mesmo entre os verdes e os vermelhos, muitos são híbridos. Os de cor e estilo diferentes são cultivados em estufas e têm alto preço. É o caso dos amarelos, verdes-limão, creme, chocolate, roxos e laranja, entre outros. Salada de Pimentões com ervas frescas Ingredientes: 3 a 4 pimentões sem pele – 2 dentes de alho em laminas – ½ xícara de azeite de oliva – suco de 1 limão – sal, orégano e pimenta a gosto – ½ xícara de azeitonas pretas picadas – ¾ xícara de ervas frescas picadas (manjericão- sálvia-salsa-hortelã-tominho etc ou o que gostar) Técnica: Para tirar a pele do pimentão, asse na chama do fogão ou no forno convencional a 200 ºC. Para assar no forno é melhor retirar as sementes e partes brancas interna, deixar o pimentão com a pele para cima até queimar (+ ou – 30 min.) Retirar do forno e ainda quente colocar em saco plástico até esfriar. Retire então a pele. Modo de preparo: Tempere com alho frito no azeite, suco de limão, sal, orégano, pimenta, azeitonas e ervas picadas. Deixe marinar por algumas horas. Sirva com pão italiano ou torradas.

2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page